No dia 12 de novembro, saiu uma entrevista que recentemente concedi ao Portal Drauzio Varella sobre Cirurgia Bariátrica e riscos a longo prazo após a operação.

 

Entrevista Portal Drauzio Varella - Cirurgia Bariátrica - Amanda Aragão
Entrevista Portal Drauzio Varella – Cirurgia Bariátrica – Amanda Aragão

A bariátrica costuma ser um procedimento seguro. Mas é preciso falar dos cuidados pós-cirurgia bariátrica que devem ser tomados para evitar complicações e efeitos colaterais.

 

Na matéria, o jornalista Rafael Machado atenta para os fatores de risco a longo prazo não comumente abordados ao falarmos sobre a cirurgia, como hérnias múltiplas, a grave hérnia de Petersen, além de torções e obstruções intestinais, que podem ocorrer a qualquer momento, durante toda a vida do paciente após a operação, e finaliza:

“[…] saber de antemão os riscos de complicações como essas e outras informações sobre o pós-operatório fariam-na não passar pela cirurgia. ‘Até que ponto eu escolhi de fato fazer a cirurgia se eu não tinha todas as informações sobre ela? Não sou contra, existem casos que precisam realmente de cirurgia bariátrica, mas sinto que ela foi banalizada’ […].”

 

Para ler a entrevista completa no portal, clique aqui. :)

 

Pensa que faltou algo relevante a ser abordado na entrevista? Entre em contato comigo e me conte o que achou!